HYPE3 - -
IBOV - -

Perfil Corporativo

Perfil Corporativo

A Hypera Pharma é a maior empresa farmacêutica do Brasil, em termos de receita líquida. É a única que está presente em todos os segmentos relevantes do varejo farmacêutico, com posição de liderança em diversas categorias. A Companhia oferece produtos de alta qualidade, investindo continuamente em inovação e crescendo de forma sustentável.

A Hypera Pharma se organiza em três grandes unidades de negócios:

Produtos de Prescrição

Com a marca guarda-chuva Mantecorp Farmasa, a Companhia atua em diversas especialidades médicas no segmento de Primary Care (Cuidados Básicos), com produtos como Predsim, Celestamine, Dramin, Maxsulid, Nesina, Diprospan, Colflex e Addera D3. Com Mantecorp Skincare, oferece dermocosméticos recomendados por dermatologistas em todo o Brasil, ainda segundo informações da Close-Up International.

Consumer Health (OTC)

A Companhia é líder no mercado de medicamentos isentos de prescrição no Brasil com aproximadamente 20% de market-share, segundo o IQVIA, com marcas como Apracur, Benegrip, Buscopan, Coristina d, Engov, Epocler, Estomazil e Neosaldina. Atua também nos mercados de nutricionais, adoçantes e suplementos vitamínicos, com marcas como Tamarine, Vitasay 50+, Biotônico Fontoura e Zero-Cal.

Similares e Genéricos

A Companhia é líder, com a marca Neo Química, nos mercados de Similares e Genéricos em que está presente, segundo dados do IQVIA. A marca chega a 96% dos pontos de venda do mercado farmacêutico brasileiro, ainda segundo informações do IQVIA, em linha com a Missão da Companhia de promover acesso à saúde para população.

A Hypera Pharma conta com uma operação de larga escala e baixo custo centralizada no maior complexo operacional farmacêutico da América Latina, localizado em Anápolis, no Estado de Goiás. São 120 mil m² de área construída onde atuam mais de 5.700 colaboradores. O complexo operacional possui capacidade de produzir mais de 18 bilhões de doses de sólidos, mais de 120 milhões de unidades de injetáveis, mais de 900 milhões de unidades de vitaminas e mais de 330 milhões de unidades de líquidos, cremes, óleos e loções.

Para suportar a constante inovação em seu negócio, a Companhia criou em 2017 o Hynova, o mais moderno centro de pesquisa farmacêutica do Brasil, que abriga uma equipe de profissionais altamente qualificados, mestres e doutores para o desenvolvimento de medicamentos, dermocosméticos e nutracêuticos, utilizando tecnologia de ponta para ser pioneira no Brasil.

A Companhia conta ainda com uma ampla estrutura de vendas e distribuição com abrangência nacional. Seus produtos são distribuídos em todo o território brasileiro, diretamente a varejistas ou indiretamente, via distribuidores e atacadistas.

Fundada em 2001 com o nome Hypermarcas, assumiu em 2017 a nova marca corporativa, Hypera Pharma, evidenciando o novo momento da Companhia. A empresa está listada no Novo Mercado da B3 desde 2008 e conta hoje com aproximadamente 9 mil colaboradores.

Histórico

As operações da Companhia foram iniciadas em dezembro de 2001 e, por mais de uma década, foi uma das principais empresas no mercado de bens de consumo no Brasil, com atuação nos mercados de higiene pessoal, limpeza e alimentos até 2006. Passou a atuar também no mercado farmacêutico em 2007 com a aquisição da DM Indústria Farmacêutica, tendo posteriormente consolidado sua posição entre as principais empresas do setor no Brasil com as aquisições da Farmasa, em 2008, da Neo Química, em 2009, e da Mantecorp, em 2011.

Em 2012, a Companhia constituiu em conjunto com outros 3 laboratórios brasileiros, a joint venture BIONOVIS S.A. – Companhia Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica, voltada para o segmento de produtos biotecnológicos.

Com o objetivo de focar exclusivamente no mercado farmacêutico brasileiro, a Companhia iniciou, em 2015, um novo ciclo em seu planejamento estratégico, vendendo sua operação de Cosméticos para a Coty, e depois sua operação de Preservativos para a Reckitt Benckiser Brasil em 2016, e o negócio de Descartáveis para Ontex, cuja transação foi concluída em 2017.

Em 2020, a Companhia concluiu a aquisição da família de produtos “Buscopan” e “Buscofem”, da Boehringer Ingelheim. As marcas Buscopan e Buscofem representam a segunda maior franquia no mercado de produtos isentos de prescrição no Brasil.

Ainda em 2020, a Companhia adquiriu participação majoritária na Simple Organic Beauty, o primeiro investimento da Hypera Ventures, iniciativa de corporate venture capital que busca investir em startups ligadas ao setor de saúde e bem-estar e que possuam sinergia com os seus negócios. A Simple Organic Beauty é uma startup digital native que atua no mercado de dermocosméticos e maquiagem alavancando a alta tecnologia da indústria da beleza para formular produtos pioneiros na indústria de Clean Beauty.

Em 2021, a Companhia concluiu aquisição de um portfólio selecionado de marcas da Takeda, incluindo as marcas Neosaldina, terceira maior franquia no mercado de produtos isentos de prescrição no Brasil, Dramin e Nebacetin, além das patenteadas Nesina e Alektos.

Ainda em 2021, a Companhia anunciou investimento na plataforma Consulta Remédios, a maior plataforma de acesso e consulta de informações de medicamentos do Brasil, e lançou a plataforma de e-commerce ihypera (www.ihypera.com.br), com o objetivo de se aproximar ainda de seus consumidores finais para entender seus hábitos de consumo e impulsionar as vendas e promover saúde de qualidade à população brasileira.

Última atualização em 15 de junho de 2021.
Close