Perfil Corporativo

A Hypera Pharma é a maior empresa farmacêutica do Brasil, em termos de receita líquida. É a única que está presente em todos os segmentos relevantes do varejo farmacêutico, com posição de liderança em diversas categorias. A Companhia oferece produtos de alta qualidade, investindo continuamente em inovação e crescendo de forma sustentável.

A Hypera Pharma se organiza em três grandes unidades de negócios:

Produtos de Prescrição

Com a marca guarda-chuva Mantecorp Farmasa, a Companhia atua em diversas especialidades médicas no segmento de Primary Care (Cuidados Básicos), incluindo as 30 maiores do país, segundo dados da Close-Up International, com produtos como Predsim, Celestamine, Maxsulid, Diprospan, Mioflex-A e Addera D3; com Mantecorp Skincare, oferece dermocosméticos recomendados por dermatologistas em todo o Brasil, ainda segundo informações da Close-Up International. Essa unidade de negócios é suportada por uma equipe altamente produtiva de visitação médica, que realiza mais de 200 mil visitas a médicos por mês.

Consumer Health (OTC)

A Companhia é líder no mercado de medicamentos isentos de prescrição no Brasil, segundo o IQVIA, com marcas como Apracur, Benegrip, Coristina d, Engov, Epocler, Estomazil, dentre outras. Atua também nos mercados de nutricionais, adoçantes e suplementos vitamínicos, com marcas como Tamarine, Vitasay 50+, Biotônico Fontoura e Zero-Cal.

Similares e Genéricos

Com a marca guarda-chuva Neo Química, a Companhia possui posição de destaque nos mercados de similares e genéricos brasileiro, sendo líder no mercado de similares, segundo dados do IQVIA, com produtos como Torsilax, Neosoro, Doralgina, Flavonid e Histamin. A marca Neo Química é promovida direto no ponto de venda e é utilizada regularmente por mais de 80% dos brasileiros, de acordo com pesquisa da MillwardBrown.

A Hypera Pharma conta com uma operação de larga escala e baixo custo centralizada no maior complexo operacional farmacêutico da América Latina, localizado em Anápolis, em Goiás. São 120 mil m² de área construída onde atuam mais de 3.700 colaboradores. O complexo operacional possui capacidade de produzir mais de 17 bilhões de doses de sólidos, 40 milhões de unidades de injetáveis e mais de 330 milhões de unidades de líquidos, cremes, óleos e loções.

Para suportar a constante inovação em seu negócio, a Companhia criou em 2017 o Hynova, o mais moderno centro de pesquisa farmacêutica do Brasil, que abriga uma equipe de profissionais altamente qualificados, mestres e doutores para o desenvolvimento de medicamentos, dermocosméticos e nutracêuticos, utilizando tecnologia de ponta para ser pioneira no Brasil.

A Companhia conta ainda com uma ampla estrutura de vendas e distribuição com abrangência nacional. Seus produtos são distribuídos em todo o território brasileiro, diretamente a varejistas ou indiretamente, via distribuidores e atacadistas.

Fundada em 2001 com o nome Hypermarcas, assumiu em 2017 a nova marca corporativa, Hypera Pharma, evidenciando o novo momento da Companhia. A empresa está listada no Novo Mercado da B3 desde 2008 e conta hoje com aproximadamente 7 mil colaboradores.

Histórico

As operações da Companhia foram iniciadas em dezembro de 2001 e, por mais de uma década, foi uma das principais empresas no mercado de bens de consumo no Brasil, com atuação nos mercados de higiene pessoal, limpeza e alimentos até 2006. Passou a atuar também no mercado farmacêutico em 2007 com a aquisição da DM Indústria Farmacêutica, tendo posteriormente consolidado sua posição entre as principais empresas do setor no Brasil com as aquisições da Farmasa, em 2008, da Neo Química, em 2009, e da Mantecorp, em 2011.

Em 2012, a Companhia constituiu em conjunto com Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A., EMS Participações S.A. e União Química Farmacêutica Nacional S.A., a joint venture BIONOVIS S.A. - Companhia Brasileira de Biotecnologia Farmacêutica, voltada para o segmento de produtos biotecnológicos.

Em 2015, a Companhia iniciou um novo ciclo em seu planejamento estratégico, vendendo sua operação de Cosméticos para a Coty, e depois sua operação de de Preservativos para a Reckitt Benckiser Brasil em 2016, e o negócio de Descartáveis para Ontex, cuja transação foi concluída em 2017.

Com esses desinvestimentos, a Companhia passou a concentrar sua operação totalmente no setor farmacêutico brasileiro e, em 2018, trocou sua denominação social de Hypermarcas S.A. para Hypera S.A., assumindo a marca corporativa Hypera Pharma.

 

Última atualização em

Close